Visto americano – Como emitir o visto norte-americano para turistas (B1/B2) e ser aprovado

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Hellooo Brasil!
Em alguns posts anteriores, ensinei vocês a fazerem a emissão de um passaporte comum para brasileiros e, nesse post, irei ensinar como fazer a emissão do visto americano para turistas/negócios (B1/B2).

visto americano

Iniciarei o assunto dizendo que SIM! A emissão do visto americano é um processo burocrático (diferente da emissão do passaporte), mas, não é impossível. Se você seguir todas as regras e dicas que eu irei listar aqui, dificilmente você terá o visto negado.

Ahh! E uma coisa muito importante a saber também, é que mesmo que o seu destino final não seja os Estados Unidos da América, mas o seu voo for fazer escala/conexão em território norte-americano, você obrigatoriamente deverá ter o passaporte e visto americano regularizado. 

Bora para o que interessa?

A primeira coisa que você precisará, é do seu passaporte em bom estado e dentro da data de validade (SAIBA AQUI COMO FAZER A EMISSÃO DO PASSAPORTE).

Depois disso, é só seguir os passas abaixo:

Esse formulário nada mais é do que o preenchimento de MUITOS dados pessoais e profissionais. O formulário é todo escrito em inglês e deverá ser preenchido em inglês também (caso você não saiba ler/ escrever em inglês, você pode alterar para português logo na primeira página do formulário, clicando no ícone “Select Tootip Language” e selecionando a língua portuguesa. Nesse caso, o formulário continuará em inglês, mas se você passar o mouse por cima de cada frase, ele irá fazer a tradução.

Ao finalizar o preenchimento do formulário, imprima-o, inclusive o número do “Application ID”.

  • Agendar entrevistas

Depois de preencher todo o formulário DS-160, você deverá agendar as entrevistas no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e também no Consulado. Para realizar os agendamentos, você precisará acessar o site Brazil USVisa-info, clicando aqui e seguir os passos que serão pedidos no site.

  • Pagamento

Realizar o pagamento da taxa de solicitação de visto no valor de US$ 160.

  • Comparecimento ao CASV

Comparecer ao CASV no dia e horário agendado, não esquecendo de levar o formulário impresso, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Será neste local que irão colher suas digitais e tirar a foto para o visto.

Procure chegar com antecedência, pois eles são bastante rigorosos com horário!

  • Entrevista no Consulado

Comparecer no Consulado para a entrevista, no dia e horário agendado, levando o seu passaporte, a página de confirmação do formulário DS-160 e todos os documentos possíveis que comprove o seu vínculo com o Brasil, para que eles não tenham dúvidas de que você sairá do país apenas para passeio/férias, sem intenção de ficar por lá.

Procure chegar com antecedência, pois eles são bastante rigorosos com horário!

DICAS EXTRAS:

  1. Tenha muita paciência no preenchimento do formulário DS-160. Apesar de serem perguntas pessoais, há alguns campos que podem surgir algumas dúvidas. Se necessário, salve o formulário e continue preenchendo em um outro dia ou horário.
  2. Ao final do preenchimento de cada página, salve o que já tiver sido feito e guarde também o número do “Application ID“, para que você possa acessar o seu formulário a qualquer momento. Ao terminar o preenchimento, imprima a página de confirmação.
  3. Se você for viajar em família (pai, mães e filha, por exemplo), no final do preenchimento do formulário de um dos membros, você consegue ir incluindo os próximos e fazer os mesmos procedimentos. Assim, no momento da entrevista, todos os membros da família poderão ir juntos no mesmo guichê.
  4. As entrevistas no CASV e no Consulado não podem ser agendadas para o mesmo dia, MAS, fique atenta (0), pois a opção de agendamento para o Consulado aparece antes da opção de agendamento para o CASV, e a entrevista que deve acontecer primeiro é a do CASV.
  5. Os endereços para as duas entrevistas aparecerão para você no momento do agendamento.
  6. Não é permitido entrar com bolsas, mochilas, celulares, remédios ou qualquer tipo de metal no CASV e nem no Consulado, e também não há lugar para guardar os pertences nestes dois locais. Quanto mais pertences puder evitar de levar para esses locais, melhor. Se possível, leve apenas as documentações necessárias e as possíveis documentações que poderão pedir, caso contrário, será necessário deixar os objetos em um guarda-volumes privado próximos a estes locais (e costumam ser carinhos), ou então, deixar no carro.
  7. Leve o maior número de documentos possíveis que comprovem o seu vínculo com o Brasil: carteira de trabalho, escritura do imóvel, documento do carro, matrícula de escola/faculdade, os três últimos holerites, etc. Pode ser que você nem utilize esses documentos, mas pode ser que o Cônsul faça alguma pergunta e você precise comprovar.
  8. Não fique com medo e/ou nervosa (o) na hora da entrevista no Consulado. Se o Cônsul achar que você está com medo, pode pensar que há alguma coisa errada e não liberar o visto.
  9. Para as meninas, cuidado com os decotes exagerados. Não tente ir toda decotada ou então fazer algo para “impressionar” o Cônsul. Em alguns casos, o Cônsul pode pensar que você quer ir para os Estados Unidos para se prostituir, o que é proibido, portanto, terá o visto negado.
  10. Tem Cônsul que são muito simpáticos e outros nem tanto. Portanto, vá preparada (o) psicologicamente para que nada faça você ficar nervosa (o).
  11. Responda APENAS o necessário. APENAS o que o Cônsul perguntar. Não queira se justificar demais ou responder coisas que o Cônsul não perguntou.
  12. Cuidado com as pegadinhas do Cônsul. Ex.: Você preencheu no formulário que irá para Orlando, e na hora da entrevista o Cônsul pergunta “Quantos dias você ficará em Las Vegas“. FIQUE ATENTA (O)!
  13. Não responda NADA de diferente do que colocou no formulário. Ex.: Você preencheu no formulário que irá ficar no Resort da Disney e quando o Cônsul te pergunta onde você ficará hospedada (o), você diz que é no Resort da Universal. Mesmo que você não tenha fechado nada da sua viagem ainda, responda EXATAMENTE TUDO o que for perguntado, igual o preenchimento do formulário. Caso contrário, o Cônsul pode achar que você está mentindo e negar o visto.
  14. Não tente dar uma de espertinha (o). O Cônsul está muito bem preparado para isso.
  15. O Cônsul estará com o seu passaporte em mãos. Assim que terminar a entrevista, se você for aprovada (o), ele ficará com o seu passaporte, pedirá para que você confirme colocando suas digitais no aparelho biométrico e irá entregar um papel dizendo como e quando retirar o seu passaporte com o visto.
  16. Caso o visto seja negado, o Cônsul irá te entregar o passaporte e também um papel, dizendo quando você poderá fazer outra tentativa de emissão do visto (os US$ 160 que você pagou não serão devolvidos). Caso tenha que fazer novamente, terá que pagar a taxa mais uma vez e marcar novamente a entrevista no Consulado. Obs: O Cônsul não fala o motivo do visto negado.
  17. Não compre nada para a sua viagem (passagem, hospedagem, locação de carro, etc) antes de ter a garantia da emissão do visto.
  18. Existem despachantes próprios para auxiliar na emissão do visto, MAS, isso não garante que você terá o visto aprovado, e de qualquer forma, você será obrigada (o) a comparecer nas entrevistas. Caso opte por esse profissional, certifique-se de que seja de confiança, pois esse tipo de serviço costuma ser bem caro.
  19. O visto norte-americano é válido por 10 anos.

Amigos, é um pouco difícil sim, dá um pouco de insegurança também, mas se o seu sonho é ir viajar para os Estados Unidos, então NÃO DESISTA. Você irá conseguir!

Me contem se já fizeram esse procedimento, como foi e qual foi o resultado: Visto aprovado ou reprovado?

Beijos com carinho,

Você também pode se interessar por estes assuntos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *